Curso de Comunicação - Jornalismo




Objetivos do Curso


O perfil do profissional desta área graduado pela FAETE atende às inovações e transformações contemporâneas da cultura midiática, que o capacita a desenvolver tanto o senso crítico quanto a habilidade na elaboração eficiente da informação para quaisquer meios de comunicação.
Compete ao jornalista a apuração precisa do fato, a inserção em pauta, a redação da informação e a sua posterior edição para exibição nas mídias impressa, eletrônica e digital.
No curso oferecido pela FAETE, dá-se ênfase especial à elaboração competente de textos e captação do momento da notícia (imagens) a ser veiculada, respeitando a linguagem e a formatação específica dos veículos de comunicação, como jornal, revista, rádio, televisão e internet.
Na primeira etapa do curso, o aluno recebe uma elevada carga de informação cultural, que o habilita a ter uma visão ampla e crítica da realidade social e de seu cotidiano. Em um segundo momento, de posse dessa visão e de conhecimentos prévios, o curso torna-se essencialmente prático, garantindo a aplicação dos conhecimentos adquiridos às exigências do mercado e situações encontradas na vida profissional.

Atividades Principais


  • Produzir textos, sons e imagens para abastecer os noticiários das mídias: impressa, eletrônica e digital;
  • atuar nas mais diversas funções jornalísticas, tais como reportagem, edição, revisão, apuração, produção fotográfica, televisiva e cinematográfica;
  • desenvolver produtos jornalísticos de grande profundidade como livros-reportagem e documentários no mercado editorial;
  • atuar em centros de documentação e pesquisa ligados às grandes organizações de mídia e comunicação;
  • planejar, desenvolver e implantar estratégias de comunicação empresarial em organizações públicas e privadas;
  • elaborar veículos e canais de comunicação em empresas e instituições que pretendem ampliar sua presença diante dos mercados e públicos de interesse;
  • divulgar empresas e personalidades utilizando o ferramental de assessoria de imprensa e comunicação integrada.

Mercado de Trabalho


O profissional de Jornalismo (profissão regulamentada) está legalmente habilitado a exercer todas as funções nas redações e departamentos de documentação das empresas de comunicação do ramo editorial, radiofônico, televisivo ou digital. 
O jornalista também encontra possibilidades de atuação nos departamentos de comunicação das organizações de todos os segmentos públicos e privados, atuando no desenvolvimento e gerenciamento das suas estratégias comunicacionais.
As mídias segmentadas, regionais e alternativas também têm ampliado as chances de trabalho para esse profissional.


Outro ramo jornalístico em franco desenvolvimento são as agências de assessoria de imprensa, comunicação empresarial e comunicação integrada, que hoje absorvem boa parte do mercado de trabalho.


PROFESSOR ELIAS BATISTA NOGUEIRA 
Coordenador do Curso de Comunicação Cristã

Administrador e Jornalista (Especialista em Jornalismo Digital) SRTE 0037501/RJ

Um comentário:

  1. Paz seja contigo

    Nosso site segue:
    http://stpeb.blogspot.com.br/p/como-funciona.html

    Nosso curso de comunicação Cristã pe composto de 24 matérias e pode ser feito no modo presencial ou a distancia

    O custo de cada matéria é de RS 100,00 e no caso estudar no modo ead as matérias são enviadas via Email

    Seno no modo presencial as matérias saem a 160,00 sendo a apostila impressa e é ministrado um encontro por mês para dirimir dúvidas

    ResponderExcluir