RECONHECIMENTO


RECONHECIMENTO DO MEC

 
O I.E.E. (Instituto de Educação Eclesiástica) e a FAETE – Faculdade Episcopal de Teologia; Escola Teológica e Afins; dotada de personalidade jurídica mantida pela Convenção Eclesiástica Filhos da Promessa, devidamente inscrita no CNPJ sob o nº 16.811.800/0001-22 e faz uso de resolução federal que regulamenta e autoriza cursos à distância (Decreto nº 5.622 de 20/12/05) que regulamenta o Art. 80 da LDB (Lei 9394/96), bem como se ampara legalmente no parecer 241/99 do Conselho de Ensino Superior do MEC, que delibera sobre o funcionamento e abertura dos cursos de Teologia no Brasil.
 
Todos os nossos cursos são de CARÁTER LIVRE. Nossa escola opta por uma “visão ministerial”. Não temos e nem buscamos o Reconhecimento do MEC.
 
Como a maioria das pessoas que faz teologia tem o desejo ministerial e não profissional, tais pessoas ainda preferem os Seminários de Livre Orientação e as Faculdades Teológicas, bem mais acessíveis em termos de valor e mais concomitantes com a “visão ministerial”. Isso sem falar das convenções denominacionais que não exigem e em nossa concepção nunca exigirão diplomas reconhecidos pelo MEC, por dois simples motivos:
 
• O próprio MEC autoriza e regulamenta a abertura de seminários maiores e instituições teológicas de acordo com a orientação religiosa e espiritual que cada instituição adota. Ou seja, composição curricular de cursos teológicos é a cargo de cada instituição e de acordo com suas crenças e orientações religiosas e espirituais;
 
• Como pode uma instituição qualquer, mesmo tão respeitosa e criteriosa quanto o MEC, regulamentar ou antever a necessidade espiritual das igrejas, das pessoas e das denominações cristãs existentes? Definitivamente a competência no MEC é educacional e não espiritual.
 
Quanto àqueles que optam por fazer um “curso reconhecido”, grande parte, percebendo que o mercado de trabalho ainda não absorve “teólogos profissionais”, opta por migrar para cursos mais promissores em termos de mercado.
 
Por isso optamos no momento pela “visão ministerial”.
 
 
DECLARAÇÃO DOUTRINÁRIA
 
Somos uma escola teológica de orientação evangélica, mas com uma visão interdenominacional. Não pregamos, nem levantamos bandeiras denominacionais.
 
Estudamos a Bíblia e sua correta interpretação exegética de acordo com as línguas originais em que foi escrita e de outros critérios como: Historicidade, aplicação da correta gramática e sem dúvida com o auxílio indispensável da terceira pessoa da Trindade, o Espírito Santo.
 
Não abonamos, nem toleramos “interpretações particulares das escrituras sagradas”, pois cremos categoricamente que “a Bíblia interpreta-se a si mesma”, através dos critérios citados acima.
 
Portanto, ensinamos a Bíblia, procurando ser imparciais quanto à questão denominacional.
 
As portas se encontram abertas a alunos de qualquer fé e ordem. Temos alunos batistas, presbiterianos, assembleianos e de várias outras denominações que querem conhecer melhor as Escrituras Sagradas.
 
Nossa visão é poder levar o ensino da palavra puramente Bíblica, a todos aqueles que assim desejem.
 
 
PERGUNTAS MAIS FREQUENTES
 
1- Existe legislação específica para os cursos de Teologia no Brasil?
 
Sim. Existem vários pareceres emitidos pelo CES – Conselho de Ensino Superior - do MEC, que regulam o ensino da Teologia no Brasil. Dentre eles os pareceres 241/99 e o parecer 063/04.
 
Dentre as resoluções tomadas no parecer 241/99 do MEC a comissão que analisou a questão, resolveu dentre outras coisas que: “ os cursos de bacharelado em Teologia sejam de composição curricular livre, a critério de cada instituição, podendo obedecer a diferentes tradições religiosas”.
 
2- Cursos a distância têm credibilidade. Existem leis que regulam cursos a distância no Brasil?
 
O presidente Luís Inácio Lula da Silva, sancionou uma lei específica sobre os cursos de tecnólogo, feitos a distância e num período de no mínimo dois anos, dando a esses cursos o status de curso superior.
 
Percebe-se que inúmeras instituições brasileiras, inclusive as grandes universidades federais, estão aderindo aos programas de curso a distância, não só com formação de tecnólogo (dois anos), como também cursos superiores feitos em tempo normal.
 
Há uma abertura maior por parte das pessoas aos cursos a distância, na medida que se percebe que o conhecimento é uma questão de “gosto pessoal” e de amor a ele, estude o agente numa instituição reconhecidamente grande ou não. Tem se percebido que o objeto de maior valor é “conhecimento adquirido” e não a instituição em si, ou se o método utilizado é EAD – Ensino a Distância - ou não, muito embora não possamos desprezar o valor de qualquer instituição de ensino.
 
Há também um artigo específico que regula e autoriza os cursos a distância, o artigo 80 da LDB – Lei de diretrizes e bases ( lei nº 9.394).
 
A cada dia um maior número de pessoas adere a EAD. Já se oferece cursos de Administração, Marketing, Pedagogia e inúmeros outros cursos, nas mais diversas áreas.
 
As mais importantes universidades do mundo já fazem uso de Educação a Distância (EAD) mediada por computador. Dentre elas a Universidade de Harvard, Michigan, Indiana, Oxford e inúmeras outras no mundo inteiro.
 
O ensino a distância é o setor educacional que mais cresce no mundo devido ao advento das novas tecnologias de comunicação.
 
3- Quem pode fazer os nossos cursos?
 
Qualquer um que queira obter o título de Bacharel em Teologia, se especializar ou habilitar-se no conhecimento Bíblico e Teológico, Filosófico ou Ministerial, Líderes cristãos em geral, Professores de E.B.D, Pastores, Obreiros de qualquer ministério, pois o curso é interdenominacional, Evangelistas, Presbíteros, Diáconos, Líderes que já estejam pastoreando, pessoas que têm interesse na docência de ensino teológico em faculdades teológicas e afins, escritores ou aqueles que se interessam por ler ou produzir literatura cristã, etc.
 
4- O curso é ligado a alguma denominação cristã?
 
Somos de orientação protestante evangélica, com uma visão interdenominacional. Estudamos a Bíblia e sua correta interpretação exegética de acordo com as línguas originais em que foi escrita e de outros critérios como: historicidade e a aplicação da correta gramática.
 
Não abonamos “interpretações particulares das escrituras sagradas”, pois cremos categoricamente que “a Bíblia interpreta-se a si mesma”, com o auxílio indispensável da terceira pessoa da Trindade, o Espírito Santo.
 
5- Como posso me matricular?
 
Basta entrar em contato com pelo e-mail: stpeb1@gmail.com ou por nosso WhatsApp 21 975995743 / 21 96937-4696 e seguir todas as instruções. 
 
REGISTRO DE TEÓLOGO
 
A profissão de teólogo está regulamentada pelo ministério do trabalho sob o código n°. 2631-15 da CBO (Classificação Brasileira de Ocupação) e Lei Federal n.º 6.923/81, podendo exercer as funções de Capelão, Conselheiro Clínico, Pastor (desempenhar a função ministerial devidamente habilitado), Professor de Teologia, dentre outras previstas em Lei.
 
 
AVERBAÇÃO DE MATERIAIS E DIPLOMA
 
No ato de sua matrícula nos informe as matérias já cursadas em outro curso de teologia que tenha feito e posteriormente nos envie por escrito, através de histórico escolar, diploma ou declaração o comprovante dessas matérias já cursadas. Adotamos o princípio de respeito às demais instituições teológicas, no sentido de crer que cada uma delas faz um trabalho sério e compromissado com o ensino teológico.
 
 
SISTEMA DE AVALIAÇÃO
 
A avaliação é enviada ao aluno junto com o módulo de estudo e é uma avaliação dissertativa em forma de questionário ou trabalho.
 
Esse tipo de prova avalia no aluno: Sua capacidade de síntese, capacidade de selecionar, relacionar e organizar ideias, clareza de expressão e suas atitudes e preferências.
 
 
 
 
 
 
 
 
Instituto de Educação Eclesiástica / Faculdade Episcopal de Teologia
“Semeando Valores, Transformando Vidas”


O trabalho não para!